terça-feira, 13 de abril de 2010

Convite


Discutir a questão da mundanidade não significa introduzir um novo assunto na arena dos debates da igreja cristã evangélica. Uma vez que a problemática mundo-vida cristã sempre ocuparam um lugar tanto na prática como no pensamento cristão, fazer hoje da mundanidade objeto de reflexão é tentar contribuir para entendermos essa dimensão, em busca de uma alternativa saudável para vivenciá-la.
É verdade que a mundanidade se tornou um assunto bastante espinhoso no meio cristão (sobretudo entre os evangélicos) pois, de um lado, o espiritual foi revestido de um valor superior ao material (influência do platonismo que marcou o Ocidente) e de outro, as interpretações bíblicas do termo mundo não conseguiram avançar para além dos preconceitos antecipadamente enraizados na mentalidade de muitos interpretes, resultando numa pratica na qual o mundo é sempre visto com desconfiança e muitas vezes como ameaça a fé.
Nosso objetivo com o encontro “Conversa com quem gosta de pensar - mundanidade e vida cristã” é problematizar a visão sedimentada, que vê a vida cristã em franca oposição ao mundo, legitimando um estereotipo de cristão extremamente estreito e reduzindo o cristianismo a uma religião do “não pode”.
Teremos como palestrantes principais, Silas Luiz de Souza (pastor presbiteriano, licenciado em história, Mestre em Ciências da religião, professor no Seminário Presbiteriano do Sul e na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Escritor do livro: Pensamento social e político no protestantismo brasileiro) e Leandro Thomaz de Almeida (pastor presbiteriano, formado em Letras pela UNICAMP, onde também fez o Mestrado, atualmente no Doutorado estuda as relações entre romance e moralidade na literatura naturalista brasileira).

Dias: 16 e 17 de abril
Local: Igreja Presbiteriana Bethel
R: Cônego Cipriano de Souza Oliveira, 374 - Jd. Montezuma - Limeira

Um comentário:

Leandro disse...

Reverendo, vou fazer um esforço para estar presente...