quarta-feira, 27 de junho de 2012

Convite

Vivemos numa época marcada por mudanças abrangentes, profundas e rápidas. De repente olhamos ao nosso redor e nos damos conta que a família, a escola, nossos relacionamentos,... já não são mais como eram. Ao perceber que esse processo de mudança continua em marcha, que tudo está em contínua mudança e não conseguimos fazer uma previsão suficientemente segura que possa nos oferecer algum conforto em relação ao futuro, não poucas vezes se instaura em nós uma crise avassaladora.


A igreja não está isenta desse processo, todos somos testemunhas das significativas mudanças ocorridas em nossas próprias comunidades, mudanças que vão desde novidades litúrgicas à propostas de releitura bíblica, de reorientação da filosofia de ministério à inovações nas estratégias de plantação de novas igrejas, e por aí vai. Muitas pessoas assoladas pelo desconforto da ambiguidade desse momento, sem refletir sobre o mesmo, para não ficarem sem norte se apegam ao absoleto, como quem num naufrágio se agarra a um pedaço de madeira a fim de se salvar. Outras, também sem refletir, simplesmente acolhem todas as mudanças como quem não se deu conta de que algo está mudando.

Todo esse processo inevitável e irreversível de transformação nos remete a duas questões: Quando pensamos na igreja, sobretudo na Igreja Presbiteriana do Brasil, o que devemos entender como provisório e o que devemos entender como definitivo? Uma vez que o mundo e com ele a igreja estão em contínuo processo de transformação, com devemos administrar as tensões que nascem dessa dinâmica?

Pensando na relevância dessas questões para nossos dias, convidamos toda liderança de nossas igrejas para um encontro no qual procuraremos refletir sobre o tema: O Provisóerio e o Definitivo: Pensando e repensando nossas estruturas. Nossos palestrantes convidados para esse encontro serão os presbíteros Aldo Tumolim e Éber Martins e pastores Heber Campos Jr e Luciano Borges. Será uma excelente oportunidade para refletirmos e crescermos juntos.

Até lá.

Luciano Borges

Nenhum comentário: