sábado, 8 de agosto de 2009

Porque escrever um blog?


Para falar a verdade não tenho uma resposta bem definida para essa questão (Porque escrever um blog?) aliás, esse negócio de ter que explicar ou justificar as coisas as vezes torra a paciência, mas para simplificar posso dizer que gosto de pensar, e vejo aqui um espaço para compartilhar um pouco dos meus pensamentos.
Compreendo o ato de pensar como um exercício do intelecto ao mesmo tempo produtivo e ingrato, produtivo porque o pensar abre horizontes e amplia a visão, nos faz perceber que a complexidade da vida e a simplicidade do viver se combinam de maneira tão bela que nos escapa às percepções lógicas. Ingrato, pelo fato que o que move o pensar são inquietações, e essas inquietações perturbam gerando outras inquietação, e assim vai. Pensar é mergulhar no oceano a procura de um peixe e descobrir milhares e milhares deles desfilando em cardumes, é olhar para o céu em busca de uma estrela e extasiado se perder na imensidão das constelações. Pensar é descobrir cada dia mais a grandeza de nossa ignorância.
Assim, nesse espaço me proponho a escrever um pouco do que tenho pensado, não um pensamento pronto e acabado, mas um pensamento sempre em processo de maturação, aberto para aprender e sempre em busca de completude. Quero dizer com isso que aqui me sentirei à vontade para, sempre que necessário, repensar o já pensado, questionar o antes defendido e até tornar-me estranho do que outrora fora tão íntimo.
Enfim, quero pensar sobre tudo e, na medida do possível, tudo sobre tudo. Quero dar asas à imaginação e permitir que alce voo e no simples ato de voar encontre prazer.
Luciano Borges

Nenhum comentário: